SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA CLINICA VETERINÁRIA SANTA RITA!!!

Aqui gostariamos de tirar duvidas, e sempre disponibilizar materias, sobre doenças, zoonoses, ou problemas que possam afetar o seu animalzinho.

Tentando sempre ajudar e facilitar a vida e o manejo destes seres especiais.

terça-feira, 13 de julho de 2010

CERATO CONJUNTIVITE SECA - KCS

AQUI EU FAREI UMA APANHADO, DO QUE É A KCS, OS SINAIS, PARA QUE OS PROPRIETÁRIOS POSSAM RECONHECER, E LEVAR SEU ANIMALZINHO RAPIDAMENTE AO MEDICO VETERINÁRIO; AGILIZANDO ASSIM O ATENDIMENTO E MEDICAÇÃO.

A cerato cojuntivite seca ou kcs, é uma enfermidade que pode vir a aparecer em cães e gatos, sendo que em gatos é rara. Kcs, é uma falha, na produção aquosa da lágrima, pois; a lágrima é dividida em porção aquosa, mucosa e lipídica. A kcs é a falha da porção lipídica.
A kcs provoca a diminuição da produção lacrimal, podendo ser por doença imunomediada das glândulas lacrimais, ou uso erróneo de certos medicamentos como sulfas, fenazopiridina, anestésicos tópicos, anti-histaminicos e etodolaco; gerando um ressecamento dos olhos.
Os sinais mais comuns geralmente são: dor aguda, blefaroespasmo (piscar intensivamente), hiperemia conjuntiva (vermelhidão), produção intensa de secreção mucopurulenta, córnea fica sem brilho, irregular, ainda pode ter edema (azulado), hiperpigmentação, vascularização, área de fibrose e possivelmente uma úlcera, que pode ser simples ou profunda (descemetocele).
É de extrema importância que o proprietário reconheça que existe algo de errado e procure um medico veterinário, pois, dependendo da gravidade e tempo de inicio da enfermidade que pode-se chegar a cura ou não.
O diagnóstico é feito pelo medico veterinário, através do exame clínico, histórico do animal, predisposição racial, e testes como o da lágrima deShirmmer, que quantitativa a produção lacrimal. Através destes dados, o medico veterinário prescreve então o tratamento medicamentoso mais adequado ao caso, sendo; que os medicamentos usados para tratamento e controle, são de preços variavelmente autos; este tratamento basicamente visa: melhorar a produção da lágrima (estimulando as glândulas a voltarem a produzir); repor as lágrimas (para diminuir o atrito e evitar ulceras e a dor); reestabelecer a flora bacteriana normal (diminuir a possibilidade de infecções oculares); minimizar a inflamação local.
Serão usados diversos medicamentos em conjunto, como a ciclosporia, tacrolimo, hypotears, tears naturale, lacri lube, duratears, entre outros, da escolha do medico veterinário responsavel, adequando as condições financeiras do proprietário.
A kcs é uma doença que dependendo do seu estagio de desenvolvimento, pode ser revertida, mais que se diagnosticada tardiamente não tem cura, sim o controle para uma melhor qualidade de vida do animal, e evitando, que possam surgir de mais enfermidades concomitantes.

Joyce Narcisa Galdino. CRMV / SP 23 252

Um comentário:

  1. Por favor, quem tiver alguma duvida, pode mandar-nos, que dentro de nossas possibilidades responderemos a todas as perguntas! obrigada!

    ResponderExcluir